GUIA COMPLETO SOBRE MISTURADORES DE GASES, ANALISADORES DE GASES E SUAS DIVERSAS APLICAÇÕES
Processo de Soldagem - Corte Plasma - Respectivos Gases de Solda
Abaixo, apresentamos algumas perguntas comuns e respectivas respostas referentes aos processos de soldagem, corte plasma e gases utilizados.
NOVIDADE
ÍNDICE:
1. Qual o gás usar para solda MIG MAG?
Para solda MIG utilizar Argônio (Ar) ou Hélio (He) como gás de solda. Soldagem MIG indicado para o processo de soldagem de materiais não ferrosos tais como alumínio, cobre, bronze e respectivas ligas.
Para solda MAG utilizar Dióxido de Carbono (CO2) ou misturas de gases como gás de solda. Note que a solda MAG demanda um gás ativo, onde existe a interação com a poça de fusão. Indicado para a solda de metais ferrosos.
2. Na solda MIG e solda MAG, qual a diferença entre os gases de solda?
Argônio (Ar) – Gás inerte. O gás Argônio para solda MIG ou solda MAG pode contribuir em ambos os processos, puro ou em combinações/misturas com outros gases para otimizar as formações de arco elétrico, necessários para a solda de metais ferrosos e não ferrosos. Na solda MIG, indicado para alumínio e bronze nas operações de preenchimento.
Hélio (He) – Gás Inerte. Na solda MIG, indicado para cordões de solda mais largos, menor profundidade, mais produtividade pela maior velocidade de soldagem (em comparação ao argônio). Hélio apresenta alta condutividade térmica, transferindo mais calor para a peça e tornando o cordão mais “fluido”. Em relação ao Argônio, o Hélio apresenta custo mais alto.
Dióxido de Carbono (CO2) – Gás Ativo. No processo de solda MAG protege o material sendo soldado, pois não permite o aumento extremo da temperatura e, desta maneira conserva suas propriedades mecânicas e ainda gera um cordão de solda com maior profundidade e resistência mecânica. Como gás de solda único, o CO2 forma arco turbulento e provoca muito respingo.
Gases para Solda - Mistura de gás para Solda MIG MAG
Argônio (Ar) Inerte + Dióxido de Carbono (CO2) – Ativo. Ideal, pois gera cordão de melhor aparência e menos respingo. Comum apresentar baixa penetração na região da solda, mas o aumento da concentração de Argônio na mistura de gases aumenta a profundidade do cordão. O teor de Argônio na mistura pode ser entre 60 a 80%.
3. Qual o gás utilizar para solda TIG?
Para solda TIG, o gás de solda mais comum é o Argônio. No entanto, visando maximizar rendimento, qualidade e produtividade existem opções de misturas de gases combinando Argônio e Hélio e ainda, Argônio e Hidrogênio.
4. Para corte plasma, qual o gás ou mistura de gases ideal? Mistura Argônio-Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio ou Ar Comprimido tratado para Corte Plasma?
Para corte plasma se utiliza um gás ativo ou inerte, ionizado, como atmosfera para condução elétrica do plasma, o qual será atuará sob a peça de aço carbono, aço inox ou alumínio que será cortada.
A atmosfera de condução elétrica do plasma também pode ser formada por misturas de gases e, a escolha destes gases depende da espessura da peça, qualidade e velocidade do corte plasma.
Ar Comprimido – precisa ser tratado para retirar as partículas, mas tem baixo custo e alta disponibilidade e pode ser utilizado para corte plasma de aço carbono, inoxidável e alumínio.
Oxigênio – indicado principalmente, para corte plasma de aço carbono.
Nitrogênio – para corte plasma de aço inox e alumínio, o Nitrogênio apresenta alto rendimento do consumível, qualidade e velocidade de corte.
Mistura Argônio/Hidrogênio – indicado para maximizar o rendimento de máquina e corte plasma de espessuras acima de ½ polegada para aço inoxidável e alumínio espesso.
5. Nos gases para solda, porque adicionar pequenas concentrações de Oxigênio no Argônio?
6. Vantagens dos Gases para Solda - Misturas de Argônio e Oxigênio
7. Vantagens dos Gases para Solda - Misturas de Argônio e Dióxido de Carbono
8. Dúvidas
DÚVIDAS no Processo de Solda e Corte Plasma - Respectivos Gases de Solda?
Qualquer dúvida em relação ao tema “Processo de Solda e Corte Plasma – Respectivos Gases de Solda”, por favor entre em contato. Aproveite e conheça nossa linha de misturadores de gases para Corte Plasma, solda MIG MAG e solda TIG, os quais permitem misturas entre 2 até 4 gases, controle da vazão e pressão da saída.
COMPRE JÁ O SEU!
9. Misturadores de Gases para processos de solda e Corte Plasma
Aproveite e conheça nossa linha de misturadores de gases para Corte Plasma, solda MIG MAG e solda TIG, os quais permitem misturas entre 2 até 4 gases, controle da vazão e pressão da saída.
Misturador de gases para o processo de solda, que permite a mistura entre 02 gases, com controle da vazão e pressão de saída. Modelo com 1 saída de mistura variável/ajustável.
Misturador de gases para o processo de solda, que permite a mistura entre 02 gases, com ajuste da concentração e controle da vazão. Modelo com 1 saída de mistura variável/ajustável.
POSTS RELACIONADOS